domingo, setembro 09, 2012

Sem(do) igreja

Esta aumentando o numero de evangelicos sem igreja. Ir a Igreja principalmente no domingo ja esta ficando fora de cogitaçao. O unico dia que muitas pessoas tem pra descansar, ficar com a familia, amigos, ter um contato com a natureza acaba virando um dia estressante e chato. Alguns amigos nao sao crente, algum de nossos familiares nao frequentam igreja e ficam ressentidos porque nao os visitamos, porque nao temos tempo, vamos pra igreja. Quem é casado e tem filhos, a maratona começa cedo e muitas vezes acaba em discussao. Aprontar as crianças, adiantar o almoço, sair pra igreja,assistir o culto, pregaçao longa. E muitos pastores reclamam de crente domingueiro. Mas durante a semana, poucos tem tempo de ir ao culto, afinal, o culto tambem não é a nossa vida no altar? Pastores nao estao preocupados com a vida da ovelhinha, das suas necessidades, raramente tem tempo de perguntar, de telefonar, de visitar. Só cobrança de presença, dizimos, ofertas, ensaios, evangelismo e muitos membros tem que disfarçar seu cansaço, sua pobreza e suas mazelas para nao serem definidos como fracos,carnais ou incredulos. Vamos pra igreja pra termos comunhao com nossos irmaos, mas o culto longo acaba com o tempo de confraternizaçao. Muitos saem antes da hora, talvez pra nao perder o onibus, outros porque o marido "incredulo" e irritado esta ha tempo esperando la fora pra buscar a familia. Grupo de louvores, faxineira, diaconizas tantas vezes explorados, sem nenhum incentivo, gratificaçao e reconhecimento com seu trabalho. Ah, é trabalho isso? Claro! Pode chamar de ministerio, que é para o Senhor, mas o pastor recebe seu salario, nao recebe? E esses irmaos, nao deveriam receber uma mesada? E o pessoal do evangelismo, recebe ajuda financeira para o transporte?
Instituiçoes religiosas, templos, cadeiras, pulpitos, coral. Isso nao é a igreja.
Igreja de Cristo sao pessoas que foram remidas. Transformadas, nascidas de novo. O Espirito Santo constituiu os ministerios.  Aquele a quem mais foi dado, mais sera cobrado. Os lideres sao os que servem, nao estao ai para serem servidos e chamados de mestres pelos homens, ou mesmo serem adorados.
O que mais se procura numa instituiçao religiosa é exatamente o que menos se encontra: AMOR.
Sermoes agua com açucar, que nao muda a vida de ninguem, que nao traz uma transformaçao positiva. As pessoas necessitam de cura da alma, de sarar suas feridas. De liberaçao.
O Reino de Deus tem que vir a terra atraves da igreja. Se nao houver liberaçao, o Reino nao chegou até nós.
A religiao cauteriza as pessoas. Pessoas dispensam muito tempo no templo achando que estao servindo a Deus quando na verdade estao servindo a homens.  Filhos que eu chamo de corbã porque ao inves de honrarem seus pais, poem seu dinheiro nos templos. Mae, pai, eles servem a Deus. Nao tem tempo pra voces. Nao podem ajudar voces, porque primeiro a oferta do Senhor. Mesmo que depois nao sobre mais nada. Mesmo que passem fome, mesmo que vao para o asilo.
Filho, seu pai nao tem tempo para nós. Ele é servo do Senhor. Ele so fica no templo. Nós deveriamos ser gratos por isso....?
Quanto engano, quanta tristeza, quanta alienacao. Quanta cobrança!
A qual igreja voce pertence? A igreja de Cristo! Sim, mas qual doutrina?
Porque temos que ser vigiados, controlados, taxados disso ou aquilo? Se eu sou corpo, qual a diferença se sou ou nao sou membro de igreja?
Nao sou rebelde, nao sou desviada. Sou de Jesus. Aprendi a amar, a perdoar, a sorrir, acordei de uma vida pacata e depressiva para uma vida de propositos. Tudo isso encontrei exatamente fora da instiuicao religiosa. Quando procurei conversar com outras pessoas que nem eram de "igreja" mas que tinham temor a Deus. Quando busquei aprender a Palavra em muitos livros de biografia de pessoas que passaram o que eu passei. O Senhor fala de muitos modos. Uma vez um pastor disse para mim: Nao leia outros livros, so a Biblia. Mas o Senhor me deu cura quando aprendi com outros irmaos, em seus livros. Ate ao estudar Direito, o Senhor trazia revelacao.
Tem muita gente achando que morreu para o mundo mas que se esqueceu de ressuscitar para Deus.